Abordagem Tradicional
  Muito se fala sobre abordagens pedagógicas, existem muitos “modismos”, abordagens que por vezes encantam alguns educadores, mas na prática não se adéquam ao contexto educacional brasileiro.
   Novas abordagens exigem um tempo para que tenhamos experiência para aplicá-las com segurança.
   No Brasil em grande maioria a geração de professores que atuam, nos dias de hoje em sala de aula, percorreram sua vida acadêmica em escolas e universidades que utilizavam a abordagem tradicional.
   Mas, o que é de fato a abordagem tradicional?
   Vejamos no quadro abaixo as principais características:
  
Aspectos Gerais
 conduzir os alunos até o contato com as grandes realizações da humanidade, inserido no mundo que irá conhecer através das informações que lhes serão fornecidas.
Sociedade e Cultura
visão individualista do processo educacional
Educação
 modelos pré-estabelecidos, ajustamento social
Escola
 lugar onde se realiza educação
Ensino/aprendizagem
 ênfase dada em situações de sala de aula
Metodologia
 aula expositiva, privilegia-se o verbal, raciocínio abstrato e atividades intelectuais.
Avaliação
 visa exatidão.
 
  Atualmente percebemos uma sensibilização das escolas que utilizam a abordagem tradicional quanto à preocupação em oferecer aos alunos salas de aulas em ambientes diversificados, a implementação das tecnologias, o desenvolvimento de suas atividades habituais dentro de projetos que valorizam a aprendizagem significativa para o aluno, sem, contudo deixar de valorizar a disciplina, cumprimento real dos conteúdos planejados para o ano letivo,  avaliações formais e a rotina diária na escola.
   Na próxima semana trataremos sobre o tema: Abordagem Pedagógica  Construtivista.
 
Profª. Márcia Gaddini Garcia
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I
 
Clique aqui para ver nossa Galeria de Fotos

Conhecendo Mais
 
   Degas - Ballet Rehearsal,
1873
 
 
 
 
 Edgar Holaire Germain de Gas, ou Edgar Degas
 
   Edgar Degas diferenciou suas obras dos outros artistas impressionistas, pois eles buscavam paisagens exteriores para retratar a influência da luz, Degas alimentava um interesse pelo desenho e pela luz artificial, desenvolvendo uma série de obras que retratam cenas de ensaios ou espetáculos de balé.
   Degas tinha a oportunidade de ver os corpos de todos os lados, nas mais variadas atitudes, estudava o efeito da iluminação de cena sobre a forma humana. Em sua série de bailarinas, em algumas das obras, vemos apenas as pernas , outras apenas o corpo, pois o que lhe importava era o jogo de luz e sombra sobre a forma humana, e o modo como podia sugerir movimento ou espaço.
 
Agende-se
 17/08 a 21/08 - SIPAT - Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho
 27/08 - Mostra Cinematográfica - Ens. Fund. II
 15/09 - Palestra sobre o Bullying para Pais e Professores
 
Mural do Estudante

 Trabalho de Arte - 7º ano

"Misturando Cores e Texturas" - Releitura da Obra de Romero Brito - 7º ano 

 Romero Brito nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal.

 
 Saiba mais, não fique de fora!
 
Saiba mais e participe!
 
Saiba mais e participe!
  
Saiba mais!


Quer saber mais informações?
Acesse:
www.gualberto.g12.br

Rua Dr. Argemiro Couto de Barros, 194 - Pirituba - São Paulo - SP - Fone: 11 3831-9388